Aqui, pode ler um pequeno resumo da nossa proposta educativa. 

Visitando-nos, pode ver como a realizamos. O nosso projeto educativo deve ser visitado! Pode pedir uma marcação de visita através deste formulário ou, se preferir, contacar-nos pelo email [email protected].

 

A visão do Nicho para a educação

Educar tem por finalidade promover a realização plena de cada um. Queremos para os nossos alunos uma infância de descoberta e afirmação da sua individualidade e do seu lugar, com um elevado sentido de respeito por si, pelos outros e pelo mundo; respeito por cada pessoa e por cada ecossistema - ambiental, social e cultural.

Queremos que cada um dos nossos alunos  viva em plenitude a sua vida, realizando o seu “eu” único em todos os domínios da vida: pessoal, social e profissional. Porque, para nós, educar é ajudar cada criança a desenvolver-se integralmente, definindo e realizando o seu projeto de vida. Na infância, é preciso promover em cada criança a descoberta do seu “eu”, único, e ajudar cada uma a afirmar adequadamente esse “eu” na relação consigo, com os outros e com o mundo.

 

O perfil do aluno do Nicho - as competências que promovemos e valorizamos nos nossos alunos

  1. Inquiridor

Faz perguntas sobre o que não sabe ou conhece. É curioso e motivado para descobrir e explorar o que não conhece e aprofundar o que conhece. Envolve-se ativamente no processo de descoberta, exploração e aprendizagem.

  1. Pensador

Defende e debate as suas ideias, aprofunda-as através da reflexão e discussão. Pensa sobre as ideias dos outros, sobretudo quando diferentes das suas. Reconhece as suas crenças e a forma como influenciam as suas ideias. Observa e analisa o que o rodeia e as suas atitudes para conhecer e compreender melhor o mundo à sua volta, os outros e a si próprio. Identifica problemas e procura soluções.

  1. Criativo

Pensa para além do óbvio. Cria a partir do que imagina. Encontra soluções eficazes e inovadoras para resolver problemas. Tem sensibilidade artística. Reconhece e sabe identificar e interpretar a criatividade dos outros, mesmo se diferente da sua e em todas as áreas da vida.

  1. Colaborativo

Disponível para contribuir para o bem comum e para o bem dos outros. Receptivo ao contributo dos outros. Reconhece o valor da colaboração e do que é feito com outros.

  1. Íntegro

Justo, honesto, conhece-se e confia em si, nos seus valores e competências. Age de acordo com as suas crenças e valores, com independência e autonomia em relação aos outros.

  1. Solidário

Sensível e disponível para os outros. Tem sentido de comunidade local e global e assume a sua responsabilidade com os outros e com o mundo, sem anular a sua identidade.

  1. Ousado

Não tem medo de explorar. Aceita os desafios que aparecem e lida bem com a incerteza.

  1. Comunicativo

Aberto aos outros, expressa bem as suas emoções, sentimentos, pensamentos, ideias e conhecimentos.

  1. Equilibrado

Cuida do seu corpo, da sua saúde física e mental. Adota comportamentos saudáveis e promove-os nos outros.

  1. Conhecedor

Consciente do que sabe e conhece. É rigoroso e exigente no que aprende e motivado para conhecer e saber sempre mais e melhor.

 

Aprender no Nicho

Só aprende quem brinca, quem sonha, quem cria e quem explora. A criança desenvolve-se explorando o que a rodeia, imaginando e sonhando mundos a partir de e por causa dessa exploração, mundos que cria e recria nas suas brincadeiras. No Nicho, a aprendizagem é estimulada sempre pela integração destas 4 atividades: brincar, sonhar, criar e explorar.

Privilegiamos no nosso trabalho as metodologias de projeto, o desenvolvimento da autonomia e responsabilidade das crianças, com vista à sua autorregulação e o pensamento crítico. Se brincar, sonhar, criar e explorar são o nosso ponto de partida, os projetos, a autorregulação e o pensamento crítico são o mapa que nos guia no caminho que fazemos com os nossos alunos, com vista ao desenvolvimento continuado das competências do perfil de aluno do Nicho.  

Projetos

Pelo envolvimento que estimulam, os projetos permitem a cada criança a descoberta do seu “eu aprendente” e, gradualmente, promovem competências de autorregulação. Conhecendo-se como aprendente, cada criança começa a identificar, aos poucos, as suas forças e fragilidades e a forma como estas se relacionam com as suas aprendizagens, nas dimensões pessoal, emocional, social e cognitiva. 

Os projetos como base para a aprendizagem permitem integrar os conteúdos dos programas das várias disciplinas com as competências transversais e interdisciplinares que consideramos fundamentais à aprendizagem. Através da realização de projetos, integradores, exigentes e rigorosos, asseguramos os resultados, mas mantendo sempre o foco no processo de aprendizagem de cada aluno.

Autorregulação, autonomia e responsabilidade

Os nossos alunos só poderão realizar-se plenamente se desenvolverem competências de autorregulação, na aprendizagem e na relação com os outros e o mundo. E a autorregulação só se desenvolve se a criança souber assumir a autoria das decisões que toma e, claro, se tomar as decisões sozinha. Portanto, a autonomia e a responsabilidade antecedem a autorregulação.

A estimulação da autonomia, da responsabilidade e da autorregulação é feita na relação com os adultos e ainda com recurso a vários instrumentos pedagógicos, como a distribuição de tarefas nos grupos, a utilização de portfólios de aprendizagem, a construção de um projeto educativo individual ou a utilização de um plano individual de trabalho/um plano diário de grupo.

Pensamento crítico

O pensamento crítico promove a curiosidade, a empatia, a assertividade, a criatividade, a autonomia, a inovação, a resolução de conflitos e a aprendizagem. É fundamental na interpretação do mundo e na construção da identidade de cada um, bem como para lidar com a incerteza de que se reveste o tempo presente, e que fará parte do futuro de cada um dos nossos alunos.

No Nicho, usamos como principais instrumentos pedagógicos de desenvolvimento do pensamento crítico as sessões de filosofia e as reuniões de turma.

 

O currículo do Nicho

No Nicho, o currículo português é enriquecido não só na forma como o desenvolvemos, mas também com o currículo que lhe acrescentamos, e que está incluído nas propinas pagas pelos nossos alunos:

1º ciclo

Filosofia, Organi (programa de desenvolvimento de competências de aprendizagem), Inglês (aulas diárias), Educação Física e Educação Musical com professores especializados

Pré-escolar (3, 4 e 5 anos)

Inglês (aulas diárias), Educação Física e Educação Musical com professores especializados